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As Promessas da Vinda do Messias

As Promessas da Vinda do Messias

Quando Deus criou o homem, era seu propósito desfrutar com ele uma comunhão íntima e pessoal. Infelizmente, a intervenção do diabo e a entrada do pecado na natureza humana retardaram esse propósito, e sua consecução necessitou ser feita por um novo caminho. Caminho este completamente dentro da soberania de Deus. Agora o homem caído e escravizado pelo pecado, é alvo do plano salvador de Deus. A relação de Deus com este homem passa agora por dois crivos: seu amor e sua justiça.
        Devido a sua santidade e justiça, Deus  deve punir o homem por sua transgressão. Devido a seu amor, Deus quer salvá-lo. A justiça divina exige que o homem seja punido, receba o justo castigo por seus atos, contudo o Seu amor não admite a idéia de abandonar o homem em seu estado de miséria e desgraça, longe de seu Criador e em permanente conflito espiritual.
        Como conciliar tal dilema? A dívida do homem para com Deus é imensa, impagável. Quem pode restituir plenamente a um Deus que foi ofendido em sua justiça e santidade? A restituição é virtualmente infinita. Não há como pagar. E no entanto Deus em seu amor quer resgatar o homem de tão terrível situação.
O meio encontrado por Deus foi a encarnação da segunda Pessoa da Trindade - o Filho. Por meio de sua morte na cruz, o Filho de Deus proveu uma solução que satisfizesse tanto a justiça como o amor de Deus. Nas palavras de T. Haaberck "Só Ele pôde representar toda a humanidade em sua própria pessoa, e expiar todo o seu pecado. Assim a maldição do pecado foi anulada, o mundo reconciliado e sua união com Deus restabelecida".
        A encarnação do Filho propiciou os meios para que tanto o amor com a justiça de Deus fossem satisfeitas. Mesmo na queda do homem, em Gn 3, a misericórdia de Deus alcança o homem antes de puni-lo por sua transgressão. O Salvador já havia sido prometido antes da promulgação das maldições oriundas do pecado (Gn 3: 15, 16ss). Este principio é norteador para compreendermos a obra de Cristo e nos identificarmos com sua pessoa. O Descendente da mulher - Cristo - esmagaria a cabeça da antiga serpente - Satanás - (Ap 12: 9), e este lhe feriria o calcanhar, já apontando para o sofrimento e martírio do Messias. Esta é a primeira alusão a vinda do Cristo.
Durante todo AT, o fio condutor que liga os diferentes livros e os torna uma impressionante unidade é a promessa da vinda do Messias (o Ungido). Uma segunda confirmação dessa promessa encontramos em Abraão (Gn 12: 1-3; 22: 18; Gl 3: 16),  no qual Deus diz que todas as nações seriam benditas em sua descendência. Depois a mesma promessa foi confirmada ao filho de Abraão, Isaque (Gn 26: 4, 5), e ao filho deste, Jacó (Gn 28: 13, 14). Jacó por sua vez teve doze filhos, que se transformaram nas doze tribos de Israel e deram origem ao povo hebreu, de onde descendem os judeus. E a promessa foi também confirmada por Jacó a seus filhos ( 49: 9ss).
A promessa do Filho também é confirmada por Moisés, principal figura para o povo judeu, e mediador do pacto da Lei. Ele profetiza a respeito do Profeta que viria (Dt 18: 15-19), e que o povo deveria ouvir e obedecer, sob pena de ter que prestar contas disso a Deus. Na época dos reis de Israel, Davi, o grande rei de Israel, recebe a promessa que seu Filho seria Rei de um reino eterno, que nunca teria fim (II Sm 7: 11ss; Sl 72). O Messias passa então a ser chamado pelo povo de Filho de Davi.
Nos escritos dos profetas, são muitas as passagens que aludem a vida do Messias, o Filho de Davi, a Raiz de Judá ,o Renovo de Jessé, sobre o qual estaria o Espírito de Deus em toda a sua plenitude (Is 11: 1, 2; Jr 23: 5; Ez 34: 23ss; 37:24ss; Os 3: 5; Mq 2:13; 5:1ss; Zc 3:8; 6:12; 9:9). A vinda deste Messias também instauraria um novo pacto, diferente de todos os demais, onde os corações seriam renovados e transformados em morada do próprio Espírito de Deus (Jr 31: 31-34; Ez 36: 23-27; Jl 3:1).
O propósito da vinda do Messias foi, desde gênesis, sendo ampliada. O descendente da mulher foi retratado de várias maneiras pelos profetas. Isaías o descreve como o Servo Sofredor, um homem de dores que levaria sobre si os pecados dos homens (Is 42:1; 49:1; 53) e também como o portador de boas notícias e de paz (Is 61). Jeremias o descreve como Renovo Justo e Rei, que reinará sabiamente (Jr 23: 5, 6). Ezequiel por sua vez, o descreve como Bom Pastor, que cuida do seu rebanho (Ez 34: 11-16, 23-25). Miquéias fala do lugar onde o Messias nasceria (Mq 5: 1-3). Daniel, profetiza a respeito do tempo de sua manifestação a Israel (Dn 9: 24 ss). Zacarias o chama de Renovo, a Pedra, Rei Justo, Salvador, Humilde (Ez 3:8; 9: 9,16), e descreve o preço que seria dado por sua vida (Ez 11: 11-13). Cada profeta contribuiu com uma parte da descrição do Santo que viria. Um rico e harmonioso quadro a respeito do Messias emergia das escrituras, deixando claro ao povo escolhido a certeza de sua vinda, e a necessidade de sua preparação para aquele grande dia.
Apesar do número impressionante de passagens, os líderes judeus fizeram um retrato errado do Messias, e não o receberam (Jo 1:11) e não o conheceram (I Co 2:8). Olharam apenas para as descrições que eram-lhes agradáveis e aumentaram tais traços, criando a imagem de um rei secular e político, desvestido de qualquer natureza espiritual e divina. Mesmo João Batista, seu precursor, ficou em dúvida se Jesus era realmente o messias previsto (Mt 11:3), e até seus discípulos mais íntimos não tinha uma real certeza da natureza de sua missão e pessoa (Jo 14: 7, 8).

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